CURSO OPERACIONAL

Base Aérea de Canoas realiza curso de tiro tático de precisão

Evento reuniu Forças de Segurança como: Polícia Civil, Polícia Penal e Polícia Rodoviária Federal
Publicada em: 14/11/2023 17:00
Imprimir
Fonte: BACO, por Tenente Drebes
Edição: Agência Força Aérea

A Base Aérea de Canoas (BACO) está sediando desde o dia 30/10 o Curso de Tiro Tático de Precisão de 2023 (CTTP), também conhecido como curso de Sniper. A cerimônia de abertura contou com a presença do Comandante do Grupo Operacional da BACO, Tenente-Coronel Aviador João Paulo Gomez Lima da Silva. O CTTP 2023 representa uma importante colaboração entre diversas forças de segurança, incluindo o Grupo de Segurança e Defesa de Canoas (GSD-CO), Polícia Civil, Polícia Penal e Polícia Rodoviária Federal.

O curso é ministrado por instrutores qualificados, incluindo snipers experientes e especialistas em táticas de precisão do efetivo do GSD-CO. Os participantes abrangem habilidades e são treinados desde o manuseio seguro de armas de longo alcance até a tomada de decisões rápidas e precisas em situações de alto estresse.

O Atirador Tático de Precisão deve conhecer e aplicar conceitos de Balística interna, externa e terminal, atentando-se para fatores que influenciam diretamente o disparo como o vento, a resistência do ar, a temperatura, a pressão atmosférica, entre outros. Também deve possuir uma eficiente camuflagem individual e de equipamentos, tornando-se parte indistinguível do ambiente em que está inserido e evitando deflagrar sua posição ao inimigo.

O Delegado de Polícia e Diretor do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Marco Antonio Duarte de Souza, que também é aluno do CTTP 2023, ressalta a importância do curso. "O Curso de Tiro Tático de Precisão é muito importante no aprendizado, sendo totalmente diverso do combate policial, que se resolve em menos de três metros com uma fração de três segundos. Com esse curso, a FAB auxilia as Forças Policiais na aquisição de capacidades fundamentais no combate à criminalidade brasileira", disse.

O CTTP 2023 é um exemplo de colaboração entre as forças de segurança em prol de uma missão comum: proteger a sociedade e manter a ordem pública. À medida que o treinamento avança, espera-se que os profissionais envolvidos aprimorem suas habilidades, fortaleçam suas redes de colaboração e estejam ainda mais preparados para enfrentar desafios complexos no futuro.

A conclusão do curso está programada para o dia 24/11, quando os participantes serão certificados, reconhecendo o esforço e dedicação de todos os envolvidos. Esse evento representa um passo significativo para a segurança não apenas do estado do Rio Grande do Sul, mas de todo o Brasil.

Fotos: Cabo Pereira e Soldado Dal Fré / BACO